Junto com a chegada da Chama Crioula e a abertura oficial da Semana Farroupilha em Restinga Seca veio uma notícia nada animadora para três Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e outras entidades. Uma ordem judicial determinou a interdição de locais que não tivessem o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI). Entre eles, três CTGs. No entanto, duas entidades já conseguiram o documento e estão liberadas para funcionar. Outra já passou por vistoria e aguarda o APPCI.
Em Santa Maria, também há três entidades com pendências. Porém, no caso santa-mariense a tendência é que os locais fiquem sem eventos durante o resto do ano.
Conforme o promotor de justiça do Ministério Público de Restinga Seca, Sandro Loureiro Marones, no início de 2014, foram abertos inquéritos civis para apurar a situação das entidades e empresas do município que estivessem em situação irregular.
Após reuniões com a prefeitura e Corpo de Bombeiros local, houve notificações, mas a maioria das instituições se regularizou. Marones afirma que, 70 dias antes das interdições, todas foram avisadas do risco se não estivessem em dia.
O pessoal tem uma visão muito equivocada de que esse pedido foi feito agora, mas isso já tem muito tempo, no mínimo 70 dias, e os avisos, quase dois anos afirma Marones.
Outras entidades como associações e salões paroquiais do interior de Restinga Seca seguem interditadas. Além dos CTGs, um restaurante também conseguiu a liberação e voltou a funcionar.
Mais do que ter a programação prejudicada, foi o constrangimento. Passamos por réus, fomos colocados em um documento dizendo que estávamos colocando a vida das pessoas em risco, mas a falta de um papel não causaria isso desabafa o patrão do CTG Passo da Porteira, Abel Oliveira.
Santa Maria
O 'Diário' tentou contato com o chefe da Seção de Prevenção de Incêndios, Capitão José Sallet de Almeida e Silva, mas ele não pôde atender as ligações. Em Santa Maria seriam pelo menos três entidades sem condições de funcionamento e que não devem realizar nenhuma atividade: DTG Bombeiros da Tradição e os CTGs Os Carreteiros e Ponche Verde.